expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

A BÍBLIA RESPONDE (SÓ PRA QUEM QUER CONHECIMENTO)


PERGUNTAS BÍBLICAS 
site:https://igreja-mve.blogspot.com
revisão: Pastor Paulo Roberto Silva
1-Qual a etimologia ou origem da palavra “Direito”? R= Etimologicamente provém do latim “Directu”, qualidade do reto sem curvatura, alinhado reto, complexo de leis ou normas que regem as relações entre homens.


2-O que é direito objetivo e subjetivo? 

 R= O direito objetivo é aquele direito estabelecido pela norma jurídica, ou seja, a norma estabelece requisitos para que o indivíduo possa vir e gozar de determinado direito. O direito subjetivo surge da própria norma, é quando você obedeceu todas as exigências normativas para utilizar um determinado direito.

3- Cite 10 ramos do direito público. R= Direito constitucional, direito tributário, direito administrativo, direito processual civil, direito penal e processual penal, direito previdenciário, direito eleitoral, direito processual, direito penal e militar, direito ambiental.

4- Escreva quantas constituições o Brasil já teve e comente cada uma delas. R=Houve seis constituições. A 1ª foi de 1824 pós independência, por D. Pedro I, sendo a primeira da nossa história, foi bastante conturbada e houve conflito entre radicais e conservadores, pois favorecia aos nobres. A 2ª foi em 1891 convocada pelo governo provisório. Outra vez os menos favorecidos foram desprezados e a atenção voltada para os grandes. A 3ª foi em 1934, após a revolução de 1930, convocada por Getúlio Vargas. Esta já veio de certa forma reconhecendo a sociedade de uma forma participativa como, mulheres, empregadas, empregadores, etc. A 4ª de 1937, Getúlio Vargas como ditador. A constituição de 1937 foi a primeira republicana autoritária do Brasil atendendo alguns interesses grupos políticos. A 5ª em 1946, com a queda de Getúlio Vargas. A quinta constituição foi promulgada oficialmente em 1946 trazendo a igualdade de todos os cidadãos perante a lei. A 6ª constituição veio em 1964. A sexta constituição foi elaborada pelo Congresso Nacional.

5- Comentem cada um dos incisos VI, VII, VIII, X, XI, XVII, XLIX, LXII, LXIII do artigo 5º da Constituição Federal – CF. R= VI. Liberdade de custo, religião, crença, garantido por lei. VII. Temos a garantia da lei que podemos adentrar nessas entidades para a prestação de assistência religiosa. VIII. Cada indivíduo tem o direito de crença, pensamento, filosofia, etc. Desde que cumpra as normas estabelecidas da lei. X. A intimidade honra e imagens de uma pessoa são invioláveis por leis. XI. O lar de uma pessoa é sagrado e o seu esconderijo onde só poderá ser violado em caso de extrema urgência ou judicialmente. XVII. Desta forma é permitidas associações de militares com caráter social e político como representação de classe. XLIX. Mesmo sendo um infrator é um ser humano. LXII. Talvez para que sejam garantidos os seus direitos constitucionais. LXIII. Mesmo sendo preso tem direitos assegurados por lei.
6- Faça um breve comentário do artigo 7º da CF, em todos seus incisos. R= O art. 7º da constituição são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem melhoria da sua condição social.
7- Argumente o art. 150- VI B CF.
R= O artigo VI-B da constituição federal garante a imunidade em relação a impostos incidentes sobre templos de qualquer culto. O culto pode feris princípios morais, éticos e de outras religiões o que não pode fazer é visar fins ilícitos, ou seja, contrários as leis.

8- Argumente o art.202-I, II E III CF. R= I. Norma de eficácia plena e de aplicação imediata. II. Não há que se falar na falta da correspondente fonte de custeio, tratando-se de benefício existente e já concedido, visando unicamente sua revisão. III. O coeficiente a ser aplicado sobre o salário de benefício rege-se pelo artigo 53 inciso II da lei 8.213/91 VI.
9- Comente: Seguridade Social (arts. 194 a 204 CF). R= A seguridade social compreende um conjunto de ações dos poderes públicos e da sociedade, destinada a assegurar o direito à saúde, à previdência social e a assistência social no Brasil. A ampliação do conceito de seguridade social surgiu com a constituição de 1988, conhecida, como a Constituição Cidadã.
10- Comente: Educação, Cultura e Desporto (arts. 205 a 217 CF). R= O estado garantindo a todos o pleno direito da prática esportiva, de manifestações culturais e o principal, a educação que fará com que crianças, adolescentes e jovens sejam preparados para viverem harmoniosamente em sociedade, distinguindo o certo e o errado.
11- Comentem os artigos 218 até o 232 CF. R= O estado promovendo e incentivando pesquisas tecnológicas, criações, inventos trazendo assim um desenvolvimento para o país usando os meios de comunicações como veículo de informações, educação e cultura, para que todos possam conhecer e gozar dos seus direitos como cidadãos.
12- Comentar os artigos do código penal de números: 208; 138; 139;140; 283 e 284. R= 208: Consente ao indivíduo a pratica de qualquer credo religioso com plena liberdade de pensamento e de culto. 138: É crime promover e divulgar falsa acusação desonrosa até contra mortos? Não sabia. 139: Como provar uma difamação? Como levar a pessoa a justiça? Como tem acontecido isto nos nossos dias e até mesmo dentro das igrejas, as pessoas nem se dão conte de que é crime. 140: Efeito prejudicial que pode referir-se a raça, cor, etnia, religião, deficiência física etc. Pena de um a três anos de cadeia e multa. 283: Todos os métodos teóricos são falíveis, somente a fé viva em Cristo é que não falha. 284: Qualquer outra prática que não seja oração, unção com óleo, imposição de mãos na cabeça etc., caracteriza curandeirismo e isto é crime.
13- Quais os principais direitos trabalhistas e previdenciários de um pastor? R= Trabalhistas: Férias de 30 dias mais 1/3 acima do salário a cada 12 meses de Previdenciário: Aposentadoria por tempo de serviço, auxílio- doença ou acidentes, salário- família e seguro desemprego. A viúva ou filhos menores ou deficiente tem direito a receber pensão.


14- Quais as isenções e regalias para templos e veículos religiosos? R= Conforme o art. 150, b. CF as igrejas são isentas de impostos, taxas e tributos, asfalto, meio fio, IPTU, água. Os veículos em nome da igreja não pagam IPVA, INSS, CREA em caso de construção civil. Muitos pastores precisam saber disso.
15- O que você entendeu por ação de indenização por danos materiais, morais e à imagem. R= Entendi que: A partir da Nova Constituição de 1988 ficou muito perigoso para a igreja ou pastores expor algum membro pego em algum delito. O melhor é buscar uma resolução pacifica com sabedoria e observando os requisitos da lei para não haver danos: material moral e imagem.
16- Qual a diferença entre ação de reintegração de posse e ação de despejo? R= Reintegração: A justiça concede liminar dentro de no máximo 30 dias a quem de direito. A quem se rebela contra uma instituição e recusa-se a desocupar o cargo ou imóvel. Despejo: Quando se aluga um imóvel e não paga o aluguel a ação correta é a de despejo por falta de pagamento, podendo até ter utensílios apreendidos como móvel, sons, bancado para garantir o recebimento do valor.
17- Comentem os 10 artigos da 1ª Constituição de Israel (10 mandamentos). R= Os dez mandamentos são o resumo da lei moral e espiritual de Deus. A princípio para Israel, pois trata dos deveres do homem para com Deus e com o seu próximo. Jesus resumiu em Marcos 12: 30-31, amar a Deus e ao próximo. e esta lei não apenas nacional (de Israel), mas os dez mandamentos é a lei espiritual e universal.
18- Comentem os 10 principais artigos da lei das execuções penais. R= Os 10 principais artigos da lei das execuções penais trata de uma amplitude de direitos para o detento e a própria integridade do ser humano, a integração social de um do preso um dos seus principais objetivos, assistência, integração e educação social e religiosa visando a reintegração na sociedade.
19- Comentem os dez principais artigos do Código Penal. R= É muito difícil comentar esses artigos do código penal, mas fala da aplicação da lei, anterioridade da lei, a lei excepcional ou temporária, crimes contra: Patrimônio ou a fé bíblica da união etc.
20- Comentem os três principais artigos da lei antidrogas. R= Vejo como um combate aos sintomas e não as causas que o legislador costuma fazer, apesar da lei 11.343/06 trazer inovações, a lei como um todo não é sinônimo de uma mudança significativa que atenda realmente aos anseios e necessidades sociais?
21-Comentem os 5 principais artigos do Estatuto do Menor. R= Esses artigos apresentam uma proteção integral a criança e o adolescente, bem como os seus direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, o dever da família, comunidade e sociedade em geral e do poder público assegurar todo o direito exigido por lei.
22- Comentem os 10 principais artigos do Novo Código Civil.
R= Esta pergunta se refere no que diz respeito a igreja ou os primeiros artigos do novo código civil? Não entendi quais sejam os 10 principais artigos do novo código civil. Se for ao que se refere a igreja as mudanças são de muita relevância e a igreja brasileira com os seus respectivos pastores precisam estar bem atentos a essa mudança no novo código civil que entrou em vigor em 2003.

23- Comente os 5 artigos do Novo Código Civil referente a igrejas e entidades. R= A lei 10.406 de 10 de Janeiro de 2002 que insistiu o Novo Código Civil Brasileiro. Traz várias mudanças que de forma geral só vem reafirmar o que os tribunais já aplicavam na prática devido a desatualização do antigo e as modificações contidas merecem a atenção dos pastores, igrejas e líderes de um modo geral pois a lei não vê mais a igreja como antes.
24- Quais são os 10 principais direitos de um trabalhador 
rural, urbano e doméstico? R= Urbano e rural: 13º salário, férias com 1/3 a mais, repouso semanal remunerado, jornada de 44 horas semanais hora extra adicional de periculosidade, trabalho noturno superior 20%. Doméstico: Atualmente não tem direito a FGTS, horas extras, PIS e seguro desemprego.
25- Quais as 3 principais idades para poder se aposentar? R= 70 anos: aposentadoria compulsória. 65 anos: homem, 15 anos de contribuição. 60 anos: mulher, 15 anos de contribuição.
26- Qual a diferença de aposentadoria, pensão, amparo ao idoso ou deficiente? R= Aposentadoria: Benefício previdenciário contributivo; por idade, contribuição e pôr invalidez. Pensão: É quando o titular da aposentadoria morre, o benefício fica para os seus dependentes como viúva ou filhos de menor idade. Amparo ao idoso e deficiente: Existe um sistema chamado: Amparo Social ao Idoso e ao Deficiente.
27- Como é que em 5 linhas o resumo da tramitação de um processo trabalhista? R= Petição inicial Notificação do reclamado Audiência inicial Conciliação (acordo) Fim do processo.
28- Como se recorre de multa de transito? R= Deve entrar 
com recurso em primeira instancia, no órgão que aplicou a penalidade, pois cada órgão possui uma junta administrativa de recursos e infrações conhecida também pela sigla JARI. Explicar sua versão sobre o fato anexar documento se possível que confirme sua versão etc.
29- Qual a diferença entre processo penal e processo civil? R= Penal: Geralmente começa com B.O na delegacia, com o inquérito ou T.C.O e depois o delegado faz o relatório e passa para o fórum etc. Civil: Inicia com a provocação e pedido de uma parte e o juiz manda citar a parte contrária recebe as contestações e ouve as partes envolvidas.
30- O que é Capelão? R= É o título dado a pessoa que ministra assistência religiosa em regimentos militares do exército, aeronáutica e marinha, policiais civis e bombeiros, escolas, internatos, creches, hospitais, hospícios e sanatórios, presídios e lugares de internação coletiva, clubes, aeroportos e todo lugar público ou oficial.
31- Quando, por que e por quem iniciou a atividade de capelão no Brasil? R= No Brasil, o ofício de capelanía começou na área militar em 1858, com o nome de repartição religiosa. Evidentemente com os padres da igreja católica, devido a grande necessidade que havia de um acompanhamento religioso para fins de aconselhamento.
32- Qual a origem e a necessidade de capelão evangélico? R= Por que em lugares oficiais ou não, havia um número considerável de oficiais e militares, pacientes e médicos graduados e o povo em geral que eram evangélicos, então ficava incoerente um evangélico ser consolado e assistido 
espiritualmente por pessoa de outro credo religioso.
33- Quais as atividades de um capelão? R= É uma pessoa capacitada e sensível as necessidades humanas dispondo a ouvir, confortar, consolar as pessoas de um modo geral e ajudando-as a vencer os obstáculos da vida seja no hospital, presídio, sanatório, exército, etc.
34- Porque é importante citar textos legais no meio do sermão? R= É muito importante o saber e o conhecimento, pois o público de hoje não é mais como antigamente embora na igreja hodierna haja pessoas leigas, mas acho que o mínimo possível, as portas do conhecimento estão abertas e as pessoas os tem buscado e ao citar textos legais valoriza a prédica do ministrante e o auditório.
35- Porque é conveniente o pastor saber noções gerais de direito? R= Um pastor não lida apenas com o espiritual do povo em geral, mas também da parte secular e nesta envolve muitas questões como direito trabalhista, causa na justiça, aposentadoria, etc. Vejo que é necessário o pastor ter no mínimo noções básicas para assim poder dar bons aconselhamentos.
36- Quais são as principais questões que aparecem no aconselhamento? R= Problemas de ordem espiritual e de ordem social.
37-O que é pastor leigo e pastor culto? R= Entendo que o leigo é aquele que não aproveita as oportunidades das portas abertas do conhecimento, para no tempo e vive uma mesmice constante, já o culto busca o conhecimento constante, aprimoramento, atualizações tanto no campo espiritual quanto no social. Porventura os nossos ouvintes só esperam no conhecimento do campo espiritual? O apóstolo Paulo era idôneo tanto no campo espiritual quanto social.
38- O que é pastor cheio de poder e pastor frio com letra morta? R= O pastor cheio de poder é aquele que vive em constante oração buscando renovação, revelação e na inteira dispensação do Espírito Santo... O pastor frio com letra morta vejo que é aquele que está como Barzilai (II Samuel 19.35), não discerne mais entre o bem e o mal, em comer e beber, se alimentar de Deus, orações, jejuns e leitura bíblica, tudo isto é alimento espiritual, e por fim a sua audição espiritual está bloqueada, não ouve mais a voz de Deus.

MÓDULO II-TEOLOGIA PRÁTICA E ECLESIÁSTICA. TEOLOGIA GERAL.

39- Qual a diferença entre Teologia secular e Teologia Evangélica? Teologia secular: Na idade média houve uma forte tendência eclesiásticas de sacramentar a sociedade, pretensões do papado de implantar as suas idéias na sociedade, começava a nascer a Teologia da secularização. Teologia evangélica: É voltada para o estudo de Deus e as coisas que para ele são voltadas.

40- Quais as principais divisões da Teologia? R= T. Exegética: Procura descobrir o verdadeiro significado das escrituras. T. Histórica: Traça a história do desenvolvimento da interpretação T. Dogmática: É o estudo das verdades fundamentais da fé. T. Bíblica: Traça o progresso da verdade através de diversos livros da bíblia. T. Sistemática: Ensinos bíblicos concernente a Deus e ao homem são agrupados em tópicos.
41-Qual a diferença entre Teologia Pentecostal e Teologia Tradicional? R= A Tradicional não crê no batismo com o Espírito Santo, falar em línguas, profecias e revelações e nem possui o costume de expulsar demônios etc. Os pentecostais são os que seguem a doutrina do pentecoste e acredito que na sua totalidade.
42- Quais os estudos diferenciados da Teologia básica e da média? R= Entende-se que a Teologia básica é para toda a igreja o essencial e a Teologia média é mais para as pessoas que tem interesse em ter mais conhecimento e títulos como, professores, pastores, teólogos em geral.
43- Porque as igrejas de mídia não estudam Teologia? R= Talvez porque se atém mais ao louvor, evangelização, oração etc. e não se preocupa na questão do conhecimento para dar aos fiéis uma estrutura cristã mais adequada e solidificada, mas eu acho que essa situação tem mudado devido as facilidades que os cursos Teológicos tem oferecido aos cristãos.


TEOLOGIA SISTEMÁTICA


44-Cite 5 definições de Teologia Sistemática? R= (a) Uma ciência que se preocupa com o infinito e finito, com Deus e o universo. (b) A Teologia Sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da bíblia. (c) Uma ciência que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário. (d) A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o Universo. (e) Teologia Sistemática pode ser definida como a coleção cientificamente arrumada
45- Cite 5 divisões de Teologia Sistemática? R= Teologia Natural Teologia Prática Teologia Exegética Teologia Dogmática Teologia Bíblica
46- Porque a Teologia Sistemática é considerada mãe das demais? R= Por ser um estudo muito lato, abrangente de toda a doutrina de Deus. em cada curso de Teologia das várias faculdades e seminário são encontrados conteúdos. Programas e grandes curriculares diferentes.


PENTATEUCO


47- Quais são os livros do Pentateuco e o significado de cada título? R=Gênesis: A geração- começo- início= Sucessão, dádiva Êxodo: Saída Levítico: Regulamentação, observação do sacerdócio Levítico. Números: Números porque narra 2 recenseamentos. Deuteronômio: Segunda lei no grego ou repetição da lei.
48- Qual a diferença de Pentateuco e Torá? R= Os judeus usavam a palavra Torá num sentido mais amplo para referir o ensinamento judeu através da história como um todo. já quando traduzido, nos “setenta”, apareceu dividido em cinco livros com os títulos atuais.
49- Onde, quando e quem escreveu o Pentateuco? R= Moisés pode ter começado a escrever o Pentateuco no Egito e terminado no deserto do final XV ao XIV. Acredito que: de Gênesis a Jó podemos ter a certeza de que os cincos primeiros livros foram escritos por Moisés.


A BÍBLIA


50- Quais os países e regiões em que foram escritos os livros da Bíblia? R= Começou a ser escrita possivelmente no deserto do Sinai, no Oriente Médio, ao norte da África e do Egito, ao sul da Rússia, do mar Negro, da Turquia e da Grécia, ao leste do mar Mediterrâneo e ao leste da Jordânia e Síria.
51- O que é e quais são os livros apócrifos? R= Apócrifos são os livros não inspirados e não foram canonizados sendo eles; Judite, Tobias, Baruch, Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Cântico dos três filhos, etc.
52- Porque a Bíblia sempre é atualizada? R= Mesmo tendo sido escrita a séculos e séculos atrás ela a Bíblia é, e continuará sendo atual pois tem a inspiração daquele que tem em si todos os tesouros da sabedoria e da ciência e os assuntos nela contido fala do presente, passado, futuro, como: as necessidades existenciais da humanidade.
53- Porque se pode afirmar que o Espírito Santo está embutido na Bíblia? R= A Bíblia é a palavra de Deus e ela mesma da esta informação da ação do Espírito Santo sobre os seus escritores. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade humana, mas homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” II Pedro 1:21. As escrituras é divinamente inspirada. Timóteo 3:15
54- O que significa o nome Bíblia? R= Bíblia: Pequenos livros ou coleção de livros, do grego etimologicamente coleção de livro.
55- Quais os 3 maiores livros do Antigo Testamento e os 3 maiores do Novo? R= Do VT Salmos com 150 capítulos, Isaías com 66 capítulos, Jeremias com 52 capítulos. Do NT Mateus com 28 capítulos, Atos com 28 capítulos, Lucas com 24 capítulos.
56- Qual o valor religioso da Bíblia? R= O valor é inimaginável, pois é uma carta de Deus aos homens mostrando o certo e o errado conscientizando o homem dos seus direitos e deveres, espiritual, social, moral etc. Não tem preço.
57- A partir de quando se dividiu a Bíblia em capítulos? R= A Bíblia veio a ser dividida em capítulos no ano 1.250 d.C pelo cardeal Hugo de Sancto Caro, Monge Dominicano que dele se servia para a sua concordância com a vulgata, alguns pesquisadores atribuem essa divisão também a Stephen Langton.
58- Quais foram os dois primeiros tradutores da Bíblia para o português? R= João Ferreira de Almeida em 1753. O trabalho foi realizado na cidade de Batávia na ilha de Java no oceano Índico.
59- Onde foi imprensa a primeira Bíblia? R= A primeira Bíblia impressa foi em Mainz-Alemanha por Vohannes Gutenberg no século XV
60- Porque a Igreja Católica não deixava o povo estudar a Bíblia? R= Para que o povo não descobrisse as verdades existentes na mesma. À ignorância do povo era um meio pelo qual o catolicismo romano controlava as suas vidas e os deixava enganados concernentes a Deus, Jesus plano de salvação, enfim a vida espiritual, desta forma os povos eram controlados literalmente.
61- O que era papiros e pergaminho? R= Material usado no século passado para a escrita. Papiro: Grande erva da família das ciperáceas, própria das margens alagadiças do rio Nilo na África, com folhas cumpridas forneciam hastes das quais se obtinha o papiro material sobre o qual escrevia. Pergaminho: Pele de cabra, de ovelha macerada em cal raspada e polida para servir de matéria de escrita e encadernação.


GEOGRAFIA BÍBLICA

62- Onde Jesus foi gerado e onde nasceu? R= Jesus nasceu em Belém de Judá numa estrebaria, o Espírito Santo gerou a Jesus no ventre de Maria quando ela morava numa cidade da Galiléia chamada Nazaré, não sei se este é o contexto da pergunta.
63- Onde Jesus morreu e onde se ascendeu ao Céu? R= Jesus morreu em um monte chamado Gólgota ou caveira fora dos muros de Jerusalém, quanto a sua ascensão aconteceu nas proximidades de Betânia, aldeia no monte das Oliveiras.
64- Onde Jesus realizou a maior quantidade de milagres? R=Entende-se por Cafarnaum a cidade residêncial de Jesus e Pedro (Mat. 5:1 e 8:14-18) além de realizar em Cafarnaum o maior número de milagres pronunciou grandes ensinamentos.
65-Quais os países Jesus visitou? R= Jesus foi levado ao Egito quando criança pelos seus pais para fugirem da fúria de Herodes, acredito ser o único país que Jesus visitou, ademais disto andou nos termos de Israel.
66- Explique o porquê da divisão: Judéia, Samaria e Galiléia? R= Quando Jerobão assume a liderança das tribos descontentes em 923 a.C o reino de Israel se divide. Judá: Pertence ao reino do sul-davídico. Samaria: Capital do reino do norte. Galiléia: Um pequeno território no qual estavam vinte (20) cidades que o rei Salomão deu ao rei irão ”é um resumo”.
67- Quantos impérios já dominaram Israel ou Palestina? R= Assíria: Em 722 a.C Babilônia: Em 604 a.C Persa: Em 539 a.C Domínio macedônio: 333 a 328 a.C Ptolomeus: 323 a 198 a.C Selêucidas: 198 a 166 a.C Romanos: 63 a.C


RELIGIÕES E SEITAS


68- Quais as 3 maiores religiões da Terra? R= Cristianismo: Marco fundamental foi a manifestação de Jesus Cristo e tem como obra central a Bíblia. Islamismo: Que tem como fundamento as revelações de Alá ao profeta Maomé. Judaísmo que é a primeira de todas, nomes vinculados a sua fundação são Abraão e Moisés
69- Quais as 3 principais divisões do islamismo? R= Sunismo, xiismo e kharijitas, há várias denominações no islã, cada um com suas diferenças.
70- Quais as 3 principais divisões do judaísmo? R= Judaísmo ortodoxo Judaísmo rabínico Judaísmo conservador Judaísmo caratta Judaísmo liberal Judaísmo samaritano
71- Quais as 3 principais divisões do catolicismo? R= Romanos, ortodoxos, protestantes.
72- Quais as 5 principais divisões dos evangélicos? R= Assembléia de Deus, Universal (IURD), Batista, [Pentecostais, neo- pentecostais Presbiteriana e Deus é Amor. Tradicionais, transculturais e (Não sei se esses dados são bem atuais). Fanáticos.]
73- Qual a religião pura e imaculada aprovada pela Bíblia? R= Aquela que genuinamente seguem a Bíblia, a religião e imaculada para com Deus o Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo (Tiago 1:27)
74- Quais as principais festas dos judeus? R= A páscoa: Era a comemoração do livramento dos israelitas do Egito (Ex 12) Pentecostes ou primícias observado no qüinquagésimo dia ou sete semanas depois do segundo dia da páscoa. Festa do tabernáculo ou da colheita (Lev. 23:34) Era a última das festas anuais.
75- Qual a origem dos Kardecistas? R=O médico e professor francês Hipolyte Leon Denazard Rivar, nascido em1804 passou a freqüentar reuniões espíritas tornou-se um médium e adotou o nome de Allan Kardec alegando ser este o seu nome na outra encarnação. Religião fundada por Kardec em1857.
76- Qual a diferença entre budismo e confucionismo? R= O budismo: busca o nirvana (paz e plenitude) através de disciplina mental e vida correta, é uma mistura filosófica com espiritismo e idolatria. Raízes índias, séculos XII e XI a.C criador, sindata Gautama ou Buda. Confucionismo: busca o caminho (tao) que garante o equilíbrio entre o céu e a terra, adora milhares de deuses e até animais. Pensador chinês Confúcio (551-479 a.C).
77- Faça um breve comentário sobre a história das igrejas brasileiras: Batista; Presbiteriana; Assembléia de Deus e, IURD. R=Batista: Criada em Londres, em 1611, a partir de um grupo de luteranos liderados por Thomas Helwys: valoriza a doutrina do batismo e a sua realização em idade adulta e que a salvação eterna não vem pelas obras, “mas” pela fé em Jesus Cristo, não usa a cruz como símbolo. Em solo brasileiro foi fundada a 1ª igreja batista em 10/09/1871 em Santa Bárbara SP. Presbiteriana: Não reconhece a autoridade episcorial (bispo) nem aceita hierarquia superior a dos presbíteros (sacerdotes), John Knox foi seu fundador na escócia depois da reforma protestante. A primeira igreja presbiteriana do Brasil foi implantada no Rio de Janeiro em 1859 pelo missionário norte-americano Ashbel Green Simonton. Assembléia de Deus: Surgiu em 1911 de uma cisão dos batistas de Belém do Pará PA. Dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunhar Vingren vindo dos Estados Unidos da América, inicialmente começaram a congregar na igreja batista, mas não foram aceitos e assim nasceu a Assembléia de Deus. IURD: A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada pelo bispo Edir Macedo em 1977. Com mais ou menos 3,5 milhões de fiéis e tem cerca de 2.100 templos no Brasil e em ouros países. Neo pentecostais.
78- O que são: Santa Inquisição e indulgências? R= Santa inquisição: Queimavam vivos em fogueiras nas praças públicas as pessoas que tentavam fundar outras doutrinas e que desobedeciam aos artigos do código canônico e as ordens da igreja católica. Indulgencias: São remissões de pena (pagar) devido aos pecados confessados e perdoados, comprar salvação etc.
79- Segundo a heresia católica, quais são as principais missas que devem ser rezadas para a alma subir do purgatório para o céu? R= Missa de 7 dias, missa de 30 dias, missa de 6 meses, missa de um ano, missa de 7 anos.
80- Quais são as diferenças básicas de usos e costumes e entendimentos doutrinários entre as igrejas: tradicional, pentecostal e eclética? R= Os tradicionais aceitam roupas esportes, cabelos curtos, usam jóias e pinturas, praticam esporte e cultuam em silencio. Já os pentecostais não adotam calças compridas para mulheres, não aceitam jóias, pinturas, cabelos curtos e os cultos são fervorosos. Ecléticos já são bem mais liberais e um tanto indefinidos, mas são os mais crescem no nosso século.
81- O que você entende por néo-pentecostal? R= Movimento que surgiu na década de 70 e que dá maior ênfase aos rituais de exorcismo e cura, segue também a teologia da prosperidade. Os vejo também como semi-pentecostais e semi tradicionais.
TEOLOGIA PASTORAL
82- Qual a diferença entre vocação e chamado? R= Acredito que vocação são dons naturais que as pessoas tem em determinada área e ama exercê-la. O chamado também tem haver com vocação, mas aí já entra a vontade soberana de Deus para o homem.
83- Qual a diferença entre chamado universal e específico? R= O chamado universal é para todos (Marcos 16:15). O chamado específico entendo que é quando alguém é confrontado diretamente pelo dono da seara recebendo então o chamado específico. Ex. Pedro, João, Mateus e outros.
84- Qual a diferença dos cargos de pastor, evangelista e presbítero? R= Pastor: é aquele que recebeu de Deus o dom para apascentar, cuidar e conduzir as ovelhas, sarar as feridas, etc. Já o evangelista não fica parado em um lugar, mas está sempre atuando como itinerante, pregando o evangelho e colhendo as almas para o pastor cuidar. Ex. Estavam e Filipe, mesmo sendo escolhidos como diáconos faziam o papel de um evangelista. O trabalho do presbítero já se identifica com o de pastor.


ESCOLA DOMINICAL


85- Onde se iniciou a escola dominical? R= No período bíblico os sacerdotes ensinavam a lei (DT. 24:8). Em 1870 na Inglaterra fundou-se a 1ª escola dominical e no Brasil começou caseira em 1855 por Robert Kallei. Os batistas tem a tradição de ensino bíblico neste tipo, depois presbiteriana, Assembléia e outras.
86- Como que se administra uma escola dominical? R=Tendo: superintendentes coordenadoria, professores capacitados para ensinar sob a direção do Espírito Santo, secretário que organiza as classes, uma boa pedagogia de ensino e entendo que tudo sobre a direção do pastor da igreja.
87- Porque a escola dominical, depois da Santa Ceia, deve ser a 2ª reunião de maior freqüência e empenho da igreja? R= Porque a escola bíblica traz um desenvolvimento do novo crente, e solidez espiritual e os freqüentadores da da escola bíblica de um modo geral recebem edificação e vão sendo moldados a cada dia gozando de mais experiências com Deus através dos ensinos bíblicos e se tornam crentes verdadeiramente avivados
88- O que você entende por pedagogia dominical? R= Pedagogia é arte de ensinar ou seja, pessoas capacitadas e instruídas e baseado dentro do conteúdo que nos transmitem o que aprendem, sendo professores com dom pedagógico
89- Quais as classes mínimas que devem existir na escola dominical? R= No mínimo duas classes: uma para crianças e outra para adultos. É muitíssimo importante para o crescimento dos membros. Toda igreja pequena, média ou grande precisa ter Escola Bíblica Dominical.
90- Porque se pode dizer e afirmar que numa igreja com 500 membros, onde apenas 20% ou 100 pessoas assistem a escola, é que são os membros reais? R= São os membros reais porque são os que dedicam a sua vida no aprendizado bíblico e valorizam os ensinamentos de Deus e da sua palavra estão solidificados e não seguem os ventos de doutrina que surgem a cada dia.
91- Porque na falta de revista para escola dominical pode e deve fazer estudos bíblicos e teológicos? R= Acredito que essa prática valoriza a igreja. O pastor e aqueles que trabalham no propósito de produzir estudos bíblicos e teológicos compreendendo também que mesmo não tendo revista a igreja não pode ficar se estudo bíblico.


ECLESIOLOGIA


92- O que significa o termo igreja? 

 R= O termo igreja vem do grego EKLESIA, que tem idéia de: chamados para uma reunião específica ou chamados para fora com determinado propósito. O termo Igreja aparece na Bíblia pela 1ª vez em Mateus 16. 18 palavras de Jesus.
93- Quais são as figuras na bíblia? R= O Corpo de Cristo (Cl 1.24) O Templo de Deus (Ef 2. 21 e 22) A Noiva de Cristo (II Cor 11.2 Ap 19.7) Povo Santo (Rom 1. 6 e 7 Co 1.2)
94- Qual o fundamento da igreja? R= Jesus Cristo I Cor 3.11 “Porque ninguém pode por outro fundamento alem do que já está posto o qual é Jesus Cristo”. “Pois também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mat 16.18.
95- Cite o nome e local de dez igrejas que foram estabelecidas no primeiro século? R= 01= Igreja em Jerusalém- Jerusalém/Judá – Atos 11.22 02= Igreja em Antoquia- Antioquia/Síria - Atos 13.1 03= Igreja em Cencréia- Porto situado próximo a corinto - Romanos 16.1 04= Igreja de Deus- Corinto/Acaia/Grécia – 1º Cor 1.2 05= Igreja da Galáxia- Ásia menor/ Turquia – Gal 1.2 06= Igreja de Filipos- Filipos/Macedonia/Grécia – Filip. 4.15 07= Igreja dos tessalonicenses- Macedonia/Grécia – 1º Tess. 1.1 08= Igreja em Efésios- Éfeso/Ásia menor – Ap. 2.1 09= Igreja na casa de Pricila e Áquila- Roma/Itália – Rom. 16.3-5 10= Igreja de Cristo- Cesaréia de Filipe/Judéia – Rom. 16.16
96- O que significa igreja local? R= É composta de pessoas pertencentes a todas as situações históricas,culturais,raciais ou etnias e nível sócio econômico que nasceram de novo e compartilham a dedicação de suas vidas ao Senhor Jesus.
97- O que é qualidade de igreja? R= Onde tem membros que se destacam entre centenas de milhares no mundo inteiro vive a bíblia, é atuante na evangelização, nos ensinamentos, prioriza a família, a obediência ao Espírito Santo. Uma igreja que vive totalmente de baixo do Senhorio de Jesus Cristo. Líderes dinâmicos, fiéis a Deus e a sua palavra.
98- Quais os cargos hierárquicos mais usuais na igreja? R= Pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, cooperadores (obreiros), missionários, líderes de departamento, em algumas denominações há apóstolos e bispos.
99- Quais as formas de disciplina na igreja? R= As medidas disciplinares na igreja tem dois principais objetivos (a), remover da comunhão pessoas cuja vida que não condiz com contexto bíblico. (b), trazer correção e restauração. – Repreensão pessoal - Repreensão com testemunho - Disciplina corretiva - Disciplina formativa - Disciplina cirúrgica
100- Quais as formas de batismo? R= O simbolismo da ordenança requer imersão. Imersão – ato de imergir= fazer submergir; mergulhar; afundar. Rom. 6.4 Cl. 2.12 Afusão – banho, aspersão Aspersão – ato ou efeito de aspergir aspegmento, borrifo, respingo.
101- O que significam os emblemas da Santa Ceia? R= A santa ceia tornou-se símbolo da redenção memorial pois relembramos a morte e ressurreição de Jesus e anunciamos o seu retorno. Pão: símbolo do corpo de Cristo. Vinho: símbolo do sangue de Cristo.
102- Quais as funções gerais da igreja? R= Pregar a salvação, evangelizar. (Mat. 28. 19, 20) Promover meios de adoração, promover comunhão, edificação e sustentar uma norma de conduta moral, responsabilidade social etc.
103- Como a igreja pode modernizar sem mundanizar? R= O grande desafio da igreja hodierna e líderes é a adaptação as mudanças seculares, sem permitir que a secularização ganhe terreno. As igrejas não podem parar no tempo como algumas no nosso país, para não perdermos a conexão das necessidades do nosso povo. Precisamos sim modernizar! Mas em qual sentido? Usando o que temos de melhor de nossas vidas, meios de comunicação, etc. para melhor servir ao Senhor (um resumo) Estamos no mundo “mas” não somos do mundo.
104- porque é obrigatório ter na igreja no mínimo os 4 dias/cultos que são de: 1-doutrina e oração; 2-estudos bíblicos e teológicos; 3-libertação e auto ajuda e, 4-evangelização e família? R= Para que os membros não procurem outros lugares para irem, e terem atividades na sua própria igreja e ficarem convictos da vontade de Deus para as suas vidas produzindo muitos frutos e se sentindo valorizados.


PSICOLOGIA PASTORAL


105- O que estuda a Psicologia? R= A ciência que estuda a alma ou a personalidade ou ciência do conhecimento do espírito, enfim, ciência do comportamento humano.
106- Dentro da psicologia o que significam estruturalismo e funcionalismo? R= Funcionalismo: corrente sociológica relacionada ao personagem francês Émile Durkheim. Para ele cada indivíduo exerce uma função específica na sociedade e sua má execução significa um desregramento da própria sociedade. Estruturalismo: o estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo lingüístico e que aprende a realidade social como um conjunto formal de relações.
107- O que é mente psicológica? R= Captar o ambiente diversificado da igreja e ter um reflexo de pensamento rápido quando estiver diante de um grupo com várias culturas e idades. Tem que ser muito psicológico, vivo, prudente, perceber as coisas no ar, ver do outro lado da parede, ler e compreender os reflexos dos olhos e das faces das ovelhas.
108- Na psicologia como diferencia alma e espírito? R= Alma: é aquilo que da vida. (do latim anima, sopro, ar) Entende-se por sede de sentimentos, ódio, alegria, tristeza, amor, etc. conjunto total das faculdades intelectuais. Espírito é aquilo que nos diferencia dos animais e diversos outros seres, totalmente exclusivo dos homens, entende-se que é a parte espiritual do homem, pois leva o homem a ter comunhão com Deus.
109- Como que incentiva a cura por meio psicológico? R= Trabalhando no lado psicológico da pessoa “psique”,pois, há muitas pessoas que estão doentes, traumatizadas, complexas, etc. e não é algo maligno “se bem que as vezes o diabo aproveita as brechas” mas é algo que precisa ser trabalhado para a cura por meios psicológicos e muitos procuram até profissionais na área.
110- Porque é importante um pastor e demais obreiros fazer psicologia pastoral? R= Nesses últimos dias de tribulações e de muitos problemas pastores e obreiros em geral, tem então um campo muito vasto para atuar e arrastar inúmeras pessoas para a fé. Dialogar, conversar e valorizar o próximo, e o Espírito Santo faz a obra.


SOCIOLOGIA


111- Porque a estratificação social é uma realidade nas igrejas? R= O Pai, filho e Espírito Santo não muda. A Bíblia e as pregações são as mesmas, mas os efeitos sociológicos das amizades, companheirismo, adaptações, localizações e usos e costumes são cada vez mais diferentes e tudo isso está impregnado no coração e personalidade do ser humano, fazendo com que a estratificação seja uma realidade bem viva em nossos dias.
112- O que é ciência da sociologia? R= É uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. A sociologia tem uma base teórico-metodológica que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de independência.
113- O que estuda a Sociologia? R= A sociologia estuda o desenvolvimento e estruturação da sociedade e das relações sociais.
FILOSOFIA
114- Qual a ideologia dos 3 maiores filósofos gregos? R= Platão: Originou-se da linha do espiritualismo. A matéria é o cárcere da alma, é preciso libertar-se para o mundo de idéias. Aristóteles: Reflete sobre a ética, a felicidade, a polis. Sua preocupação é o “ser” humano, o que é primordial e o que é secundário, o cidadão enquanto participante da vida da polis. Daí a origem da democracia. Sócrates: O homem é o centro de seus questionamentos.
115- O que entende por filosofia da religião? R= A filosofia da religião é uma das divisões da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética) indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso em síntese, sua pergunta fundamental é: o que é afinal, a religião?
116- Qual a diferença de filosofia e ideologia? R= Filosofia é o conjunto de concepções, práticas ou teóricas, acerca do ser dos seres, do homem e de seu papel no universo. Ideologia: sistema de idéias gerais que constitui um corpo de doutrina filosofia e política, que se acha na base de um comportamento individual ou coletivo.


HISTÓRIA DA ISRAEL


117-Quais as duas capitais de Israel? R= Tel-Aviv: É a capital internacional, onde ficam as embaixadas, localizado na costa do mar mediterrâneo. Jerusalém: É a capital interna, onde ficam o parlamento e sede nacional, sendo que em 24 de junho de 1980 tornou-se capital de Israel.
118- O que significa livros extraviados? R= Livros perdidos ao longo do tempo.
119- Qual a diferença entre judeus e não judeus? R=Judeus são os obedientes e os desobedientes não são judeus (Rom. 2. 28,29 Ap. 2.9) Os israelitas são judeus (Esdras 5.1 Jer. 34. 8-17) Os israelitas desobedientes não são judeus (Rom. 2. 28,29 Ap. 3.9) Se algum tem descendência judaica, então é um judeu, mesmo que venha a nascer em outro país.
120- O que é literatura judaica e quais as 5 principais? R= Numa precisão geral, a literatura judaica inclui tudo que foi escrito por judeus desde os tempos mais remotos até os mais modernos sem distinção de mérito, idioma ou país de origem, texto da bíblia judaica, Torá ou Pentateuco, os profetas (neviim), os escritos (Ketuvim), Tamulde.
121- Quais as 5 principais festas dos judeus? R= 1- Páscoa é a festa dos pães ás mos, relembrar o livramento do Egito. 2- Pentecostes (festa das semanas) ocorre 50 dias após a páscoa 3- Purim. Nº 14 e 15 dias do mês de adar os judeus celebram o livramento nas províncias da Babilônia (livre de Ester). 4- Festa dos tabernáculo (succoth), dura uma semana ou 7 dias, relembra o cuidado de Deus com o seu povo no deserto. Lev. 23.39-45 5- Ano novo judaico (Rost Hasbadana) de acordo com os rabinos, este foi o dia que Deus criou o mundo, primeiro dia do mês Tishri.
122- Qual a diferença do calendário judaico com o romano? R= O calendário romano representa uma alteração entre um conhecimento crescente do sistema solar e a tradição histórica e religiosa. O calendário hebraico e um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da lua, composto alternadamente por 12 ou 13 meses de períodos igual ao de uma lunação de forma que o primeiro dia de cada mês e sempre primeiro dia de lua nova. Ambos tem 12 meses, mas a diferença entre eles é que o hebraico os nomes não são jan. fev. etc, eles tem nomes adaptados do antigo calendário babilônico e são maiores do que os meses do calendário romano.
123- Qual a diferença entre rabino messiânico e não messiânico? R= Rabino não messiânico: aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos líderes religiosos da comunidade para ensinar, o qual não acredita em Jesus como o Messias. Rabino messiânico: ensina as tradição religiosas judaicas, porém também acredita na figura de Jesus de Nazaré como o Messias esperado pela tradição profética judaica.
124- Qual a diferença entre sinagoga e mesquita? R= Sinagoga: é o local de culto da reunião judaica, sendo desprovido de imagens religiosas ou de peças de altar e tendo como o seu objeto central a arca e o Torá, o serviço religioso da sinagoga é realizado todos os dias/ resumo Mesquita: é um lugar sagrado para os mulçumanos, é onde os mulçumanos se congregam para realizar as suas orações diárias.
125- O que significa cada uma das lâmpadas do candelabro? R= Os candelabros também são utilizados nas igrejas cristãs e as sete lâmpadas representa os sete Espíritos de Deus que discorre por toda a terra. Fala da onisciência onipresença de Deus
126- O que significa Talmude? R= O Talmude (em hebraico Talmuld) é um registro das discussões rabínicas que pertencem a lei, ética, costume e história do judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico, pendendo em importância apenas para a Bíblia hebraica dividido em 4 livros: Mishnah, Targumin, Midreshim e comentários.


DOUTRINA DE DEUS


127- Porque se pode crer na existência de Deus? R= Vivemos num universo cuja imensidão pressupõe um criador poderoso, universo cuja beleza, desenho e ordem apontam um sábio legislador. Declaração bíblica: a Bíblia é o livro no qual esta fundamentado o ensinamento sobre Deus. É ela que declara que Deus pode ser conhecido (Is.11.9:os 6-3; Hc.2.14; Jo. 17.3). Devemos distinguir entre apreensão e compreensão podemos saber que Deus existe, sem sabermos tudo sobre Ele. Sal. 19
128- Quais os 5 principais argumentos para se crer em Deus? R= 1- Argumento ontológico – Ontos (ontos)= Ente, ser e logos, argumento baseado na crença universal de existência de um ser supremo. 2- Argumento cosmológico – cosmos (Kosmol)= Universo e logos. Argumento baseado na lei da causa e efeito sendo a causa distinta do efeito. 3- Argumento teológico – teleos (teleos)= logos. Argumento baseado no desígnio, propósito e adaptação. 4- Argumento histórico ou etnológico. Em geral este argumento toma a seguinte forma: entre todos os povos e tribos da Terra há um sentimento religioso que se revela em cultos exteriores. 5- Argumento moral. Kant mostra que as provas teóricos não podem nos dar nenhum conhecimento de Deus como um ser moral; para isto dependemos da razão prática.
129- Como que se explica Trindade Divina? R= É uma união de três pessoas santas Pai, Filho e Espírito Santo, em uma só divindade, Deus uno e triuno. Deus é um manifesto em três pessoas distintas, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. I Jo.5.7, o Pai o Filho e o Espírito Santo atuam na igreja e em cada crente Jo 14.23.
130- Onde se manifesta a Trindade Santa no Antigo e Novo Testamento? R= Velho Testamento: na criação (Gen. 1.1,2), na criação do homem (Gen. 1.26), na confusão das línguas (Gen. 11.7), manifestação a Isaías (Isaías 6.3). Novo Testamento: no batismo de Jesus (Mt. 3.16, 17), na benção apostólica (II Cor. 13.13 e em I Jo. 5.7).
131- Porque Deus tem personalidade e pessoalidade? R= Através dos atributos de Deus sabemos que Ele é eterno, onipotente, onisciente, onipresente e criador Ele entristece, ira, tem vontade própria, sente alegria, etc. Todas essas emoções e atitudes são característica de uma pessoa.
132- Como que se explicam as distinções entre Pai, Filho e Espírito Santo? R= Pai – é Ele quem origina. Filho – eternamente gerado do Pai, é ele quem revela. Espírito Santo – procede eternamente do Pai e do Filho é Ele quem executa. Todas as três pessoas são divinas e eternas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo tem obras distintas “mas”, são inseparáveis e trabalham em uma perfeita harmonia e unidade.


CRISTOLOGIA


133- Onde na Bíblia fala da eternidade de Cristo? R= Isaías 69 diz que Ele é pai da eternidade. Jo 1.1-3 no princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Col. 1.17 e Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsiste por Ele. Ap. 1.8 Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, o que era, o há de vir o Todo Poderoso etc.
134- Quem foram o Pai e a Mãe de Cristo? R= José da tribo de Judá filho de Jacó que residia na cidade de Nazaré – Galiléia Maria também residia em Nazaré – Galiléia.
135- O que significam a morte e a ressurreição de Cristo? R= Morte de Cristo: para que Deus perdoasse as ofensas dos homens era necessário derramamento de sangue Heb. 5.3 um pecou todos pecaram Rom. 5.12 Jesus derramou o seu sangue uma só vez por toda a humanidade. Sign. Perdão I Jo. 1.9 Acesso ao Pai Heb. 10. 19,20 Justificação. Rom. 5.1 pagamento da dívida Col. 2.14 etc. Ressurreição: Jesus venceu a morte isto quer dizer que nós também a venceremos Jo. 11.25 Autoridade Ap. 1.18. A ressurreição de Cristo é um dos principais pontos do cristianismo que o diferencia das religiões. Jesus Cristo o Senhor da vida.
136- Quais os ofícios de Cristo? R= Profeta: como profeta de Deus por excelência, Jesus era tanto o objeto como o agente da profecia. Deut. 18.15/Mat. 24. Sacerdote: os sacerdotes do V.T ofereciam sacrifício regularmente pelo o povo, mas Jesus ofereceu um sacrifício apenas “mas”, de valor eterno. Heb. 7.27. Rei: Cristo reinará na casa de Jacó Luc. 1.32,33, Sal. 24. Ele profetizou sobre coisas futuras Mat.24. sendo ele manifestado por profecias, sacrificou-se uma só vez, sacrifício perfeito Heb. 4.15 e 7.27.
137- Porque o corpo e o sangue de Cristo estão memorizados na Santa Ceia? R= Na ceia: através do pão relembramos o corpo de Cristo que foi dilacerado na cruz pelos nossos pecados Isaías 52.14. Com o vinho relembramos o sangue inocente de Cristo que começou a ser derramado no jardim do Jetsemani Luc. 22.44 e por este sangue derramado somos salvos e livres do pecado I Jo. 1.7por isto a ceia é um memorial I Cor.11. 24-25.
138- O que é comunhão ultra- restrita? R= É a comunhão que da aos membros limites normais, regras a serem seguidas, para que suas vidas estejam voltadas somente para as coisas que dizem respeito a Deus e sua obra e se tornem verdadeiros servos.
139- José era viúvo e já tinha outros filhos? R= A Bíblia não nos dá esta informação, a Bíblia diz que José era u m homem justo Mt. 1.19.


SOTERIOLOGIA


140- Explique a doutrina da salvação? R= A doutrina da salvação é um dos assuntos mais impactantes da Bíblia, pois trata da vida presente e futura do homem. A doutrina da salvação deriva-se de dois termos gregos: Soteria= Salvação e logia- estudo, doutrina, tratado, portanto a doutrina da salvação é o estudo sistemático dos processos que envolvem a salvação. Trata-se então de conscientizar o indivíduo do que é pecado, transgreção, iniqüidade etc. para que o homem entenda a sua condição de pecador e o que ele precisa fazer para alcançar ou receber a salvação.
141- O que significa graça de Deus? R= Porque a graça de Deus se há manifestado trazendo salvação a todos os homens Tito 2.11 A graça de Deus se manifestou em Cristo e nos livra da condenação eterna, o que nós não merecíamos. Graça: favor imerecido, Deus nos dando o que não merecíamos.
142- O que significa eleição da salvação? R= Entende-se pela escolha de Deus, de homens para a salvação baseada na escolha que, inicialmente fizeram de Deus.
143- O que significa chamado e vocação? R= Vocação: tendência para exercer determinada função Deus vocaciona e chama. Chamado: separar-se de tudo quanto possa impedir o propósito divino na vida daquele que Deus vocacionou para uma obra específica.
144- O que é salvação e livramento? R= Salvação= é o fruto da fé, e o ato ou efeito de salvar-se, tirar do perigo, e isto não vem do homem é dom de Deus Ef. 2.8, através de Cristo Jesus. Livramento= Ato ou efeito de livrar-se, dar liberdade, tirar de embaraço ou situação difícil. Em Cristo Jesus é que recebemos grandes livramentos.
145- Qual a diferença de regeneração e santificação? R= Regeneração= Transformação espiritual total da pessoa. Obra sobrenatural que somente o Espírito Santo pode fazer na vida daqueles que genuinamente aceita a Cristo como salvador. Ré-gerado – nascer de novo Jo. 3.3-5 da água e do espírito, nova vida espiritual. Santificação, separação do mundo= separado, afim de uma estreita comunhão com Deus, o homem torna-se santo apartando do pecado I Pe.1.15,16.
146- Explique arrependimento e fé? R= A fé é um principio ativo para crermos em Cristo Heb.11.6, da fé para o arrependimento. A pessoa ao ouvir a mensagem da cruz ela crê que precisa de Jesus, aí vem o arrependimento dos seus pecados tanto o original quanto os atos pecaminosos.
Arrependimento= metanóia – mudança de mente e de direção. Fé, confiança em alguém. O pecador diz: eu creio e me arrependo.
147- Qual a diferença de união? R= A união faz com que as pessoas lutem por uma causa em comum, fiquem em harmonia e concórdia pelo mesmo objetivo. Assim deve andar a igreja de Cristo na terra contra o nosso inimigo e o inferno, nosso objetivo: adorar a Trindade Santa e povoar o Reino de Deus com as almas.
148- Qual a diferença de pecador salvo e pecador perdido? R= Pecador salvo: o homem quando aceita a Cristo como salvador ele não deixa de ser pecador, mas ele é um pecador: salvo, regenerado e liberto da escravidão do pecado, seu destino é o céu. Pecador perdido: aquele que ainda é escravo do pecado vive sob o domínio das trevas e trilha o caminho da perdição tao pessoa jamais verá o rosto de Cristo.
149- Porque o pecado gera morte? R= Porque Deus disse ao nosso representante legal lá no Jardim do Éden que o pecado dele o levaria a morte Gn. 2.17 todo o pecado é uma ofensa contra Deus e o pecado nos separa de Deus IS. 59.2. a separação de Deus e a morte é o salário que o pecado traz ao homem Rom. 5.23. em Cristo somos livres da condenação.
150- O que é morte espiritual? R= Morte espiritual é a separação do espírito do homem de Deus. Estando o homem praticando o pecado sem arrepender-se estará espiritualmente morto fora da comunhão com Deus.
DOUTRINA DO BATISMO
151- Porque o batismo é uma ordenança da igreja? R= Ordenança deriva-se de dois vocábulos latinos que em seu sentido final significa: aquilo que foi ordenado ou mandado. Razões: O exemplo deixado por Cristo ele foi batizado (Mt. 3. 14,15) Ordenado por Cristo (Mc. 16.16 Mt. 28 19,20) Praticado pela igreja primitiva (At.2.41,42:16. 14,15:22. 14-16) Jesus ordenou a igreja obedece.
152- Qual o pré-requisito do batismo? R= O homem depois de se arrepender dos seus pecados e aceitar a Jesus Cristo pela fé, tendo plena consciência do significado do batismo, deve ser batizado.
153- Porque não se pode batizar criança ou mulher menos de 12 anos e homem de 13 anos ou pessoas adultas não salvas? R= A Bíblia sagrada não determina idade para que a pessoa se batize, no entanto que tenha consciência do significado do batismo, e, uma criança ou um não crente não teria. Crer e arrepender-se, pois o batismo não é para a salvação, mas é por ser salvo que a pessoa precisa se batizar, pois a salvação é por meio da fé em Cristo Jesus o nosso Senhor.
154- Porque o batismo não salva e nem lava pecados? R= Quem salva o homem e lava dos seus pecados é Cristo através do seu sangue derramado na cruz do calvário. O batismo é um símbolo de morrer para o mundo e nascermos para Deus Col. 2.12, e estarmos em comunhão com a sua igreja.
155- Quais os direitos na igreja de uma pessoa batizada? R= O que for batizado automaticamente já passa a ser membro com direitos a: Ceia do Senhor, atividades espirituais da igreja, exercer os dons que o Senhor lhe concedeu, claro, aprender e exercitar, acompanhamento pastoral etc.
156- Qual a forma certa de se batizar? R= Em águas, rios (Mt. 3.6), piscinas, etc. por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Exemplos Bíblicos: Filipe e o Eunuco (At. 8.26-39), Pedro e Cornélio (At. 10. 34-48), Paulo e Lídia (At. 16. 14-15), Paulo e o carcereiro (At. 16. 25-34).
157- Qual a idade prudente para se batizar? R= A Bíblia não nos define uma idade adequada para se batizar e acredito que a idade varia muito da maturidade de cada pessoa, quando pastoreava lá no estado do Pará a idade era de 12 anos com a autorização dos pais por conviverem mais de perto com os seus filhos. Usemos a sabedoria divina e o bom senso para esse momento tão importante para a igreja e o batizando.


PENUMATOLOGIA


158- O Espírito Santo foi criado por Deus? R= Não. O Espírito Santo é Deus e sempre existiu e nunca terá fim, possui: os atributos peculiares de onisciência, onipresença (Sl. 139.7-10) e onipotência (Lc. 1. 35). No presente e no passado eterno estiveram juntos: Pai, Filho e Espírito Santo.
159- Qual o papel do Espírito Santo na Terra? R= Consolar a igreja, convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo, conceder dons, poder e unção, separar e capacitar obreiros para a sua obra (At. 13,2). Vejo o Espírito Santo como guardião e condutor da igreja, aquele que esta preparando a igreja para encontrar com Cristo nos ares. (o amigo do noivo [Jo.3.29]).
160- Quando que o Espírito Santo será tirado dessa Terra? R= Cremos e esperamos que em breve Ele o Espírito Santo será retirado da Terra, ocasião em que levará a igreja para os ares, ao encontro do Senhor Jesus e aí haverá o casamento entre Cristo e a igreja. Amém.
161- Porque o Espírito Santo é o pai da sabedoria? R= Há vários textos na Bíblia atribuindo ao Espírito Santo ensinamento e sabedoria como (Éf. 1.17), espírito de sabedoria (Jo. 16.13), o espírito da verdade nos guiará para a verdade (Jo. 14.26), o paráclito nos ensina todas as coisas. Is. 9.6 diz: sobre Jesus Pai da Eternidade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um.
162- Porque o Espírito Santo é uma pessoa? R= Porque possui atributos pessoais como: Vontade própria I Cor. 12.7 Sente tristeza Ef. 4.30 Fala At. 13.2 Se alegra Lc. 10.21 Executa juízo At. 5. 3-5
163- O que é Pneumatologia? R= É o estudo lógico e doutrinário do Espírito Santo. Estuda as suas obras, personalidade, atributos, etc.
164- Como que o Espírito Santo convence do pecado, do juízo e da justiça? R= Através da mensagem do evangelho de Cristo o Espírito vai trabalhado no coração do homem convencendo-o de que ele é um pecador e que precisa da graça salvadora de Jesus Cristo e é por isto que muitos se rendem aceitando a Cristo como Salvador.


ANGEOLOGIA


165- Qual a natureza dos anjos? R= Os anjos são: criaturas, isto é, seres criados foram feitos do nada pelo poder de Deus, não se sabe a época exata de sua criação, mas em um determinado tempo da eternidade.
166- Quantos tipos de anjos existem? R= Anjos bons e anjos maus. Anjos maus: são aqueles que se rebelaram contra Deus aderindo a rebelião de Lúcifer. (anjos caídos, demônios) Anjos bons: são aqueles que mantêm a sua fidelidade a Deus, sendo eles: Arcanjo, Querubins, Serafins e anjos ordinários.


ESPERO QUE EU TENHA TE AJUDADO.

PASTOR PAULO ROBERTO 
IMVE.(IGREJAMISSAOVIDAETERNA@BOM.COM.BR)

Postar um comentário

0 Comentários