expr:class='data:blog.pageType'>

Wikipedia

Resultados da pesquisa

A Parábola da Dracma Perdida (Lucas 15:8-10)


A Parábola da Dracma Perdida é uma parábola contada por Jesus registrada no Evangelho de (Lucas 5:8-10). Neste estudo bíblico, veremos a explicação dessa parábola. Abaixo temos o texto da parábola:

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?

E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
(Lucas 15:8-10)

Contexto da Parábola da Dracma Perdida

A Parábola da Dracma Perdida está registrada num capítulo do Evangelho de Lucas onde outras duas parábolas também são contadas: a Parábola da Ovelha Perdida e a Parábola do Filho Pródigo.
Obviamente existe uma profunda ligação entre as três parábolas. Nelas, Jesus está claramente transmitindo uma mensagem central, a saber, o extraordinário amor de Deus pelos perdidos.
Na ocasião em que contou a Parábola da Dracma Perdida, Jesus estava cercado por publicanos e pecadores que se juntaram para ouvi-lo. Os pecadores eram as pessoas marginalizadas moralmente e de má reputação na sociedade. Essas pessoas não possuíam um padrão de vida aprovado pelos religiosos da época, e, por isso, elas eram excluídas por eles.
os publicanos eram os cobradores de impostos, judeus que estavam a serviço do Império Romano. Estes eram vistos pelo povo como traidores que extorquiam os próprios irmãos.

Era recomendado que os judeus evitassem ao máximo ter contato com essas classes de pessoas, porém Jesus não apenas tinha contato com elas, mas também comia com elas (Lc 5:27-29) e até mesmo ia em busca delas. Foi assim com Mateus, um publicano que o Senhor escolheu para ser um de seus doze apóstolos.
Esse tipo de comportamento desagradava completamente os fariseus e os doutores da Lei, que em sua ignorância e soberba religiosa, não conseguiam perceber que o propósito pela qual o Filho de Deus veio ao mundo é buscar e salvar o perdidoEntão, diante dos religiosos escandalizados, Jesus contou três parábolas, entre elas a Parábola da Dracma Perdida.

Explicação da Parábola da Dracma Perdida

Essa é uma parábola bem pequena, porém em sua simplicidade revela uma história completa. Jesus falou sobre uma mulher que, ao perder uma de suas dez dracmas, acende a lâmpada e varre a casa procurando cuidadosamente a dracma perdida.
Essa dracma, em algumas traduções “moeda de prata”, era uma moeda grega que, tal como o denário romano, correspondia à quantia paga ao trabalhador comum por um dia de serviço. Saiba mais sobre os pesos e medidas da Bíblia.
Alguns sugerem que as dez dracmas eram toda a economia daquela mulher. Outros apontam para a possibilidade de que as dez moedas faziam parte de seu dote, e eram usadas como um tipo de enfeite. Assim, é possível que ela tenha colocado as dez dracmas em uma corrente em volto de seu pescoço, ou as teria atado em uma tira de pano que enfeitava seu penteado.
Qualquer uma das possibilidades acima está de acordo com a grande ansiedade que a perda de uma das moedas ocasionaria. Também é dito que ela ascende uma lâmpada para poder procurar a moeda perdida.
Isso indica, provavelmente, que Jesus estava utilizando como pano de fundo para a sua parábola uma típica casa de uma pessoa de classe pobre. Essas casas eram bem pequenas, tinham piso de terra e não havia janelas.
Às vezes, os construtores deixavam próximo ao teto, algumas pedras faltando na parede para permitir a ventilação. Entretanto, tais aberturas de ar não eram suficientes para prover iluminação adequada, e, mesmo durante o dia, a casa permanecia escura. Assim, fica evidente a dificuldade que havia na procura de algum objeto pequeno que caía no chão de terra.
Com ajuda de uma lamparina, a mulher então começou a varrer a casa em busca da dracma perdida. Ela procurou em cada canto, com muita diligência, até que conseguiu encontrar a moeda.
Assim que encontrou a moeda perdida, a mulher quis repartir sua alegria com as amigas e vizinhas, afinal, a dracma estava novamente guardada em segurança. O clímax da parábola ocorre quando Jesus afirma que, assim como a mulher se alegrou com suas amigas pela moeda encontrada, também Deus se alegra diante de seus anjos quando um pecador se arrepende.
Algumas pessoas, caindo nas armadilhas da alegoria, insistem em atribuir significado para todos os elementos dessa parábola, assim também como fazem com outras parábolas. Logo, têm sido dito que a mulher dessa parábola simboliza o Espírito Santo ou então a própria Igreja.
Para os que entendem ser a mulher uma figura do Espírito Santo, eles argumentam que na Parábola da Ovelha Perdida o pastor simboliza o Filho, enquanto na Parábola do Filho Pródigo é o Pai que está sendo representado. Logo, na Parábola da Dracma Perdida a mulher deve representar o Espírito Santo.
Outros também afirmam que a lâmpada que a mulher ascende representa o Evangelho,( e a vassoura com que ela varre o chão é a Lei). Creio que não é preciso um esforço muito grande para perceber que tais interpretações fogem do objetivo da história contada por Cristo.
Sempre recomendo que a melhor maneira de interpretar uma parábola de Jesus é priorizar sua mensagem central. Quando lemos uma parábola devemos perguntar: Qual é o ensino principal dessa parábola? Qual é a mensagem que Jesus está transmitindo nela?
Se seguirmos esta simplicidade na interpretação, dificilmente erraremos o alvo do ensino do Senhor. Não há qualquer necessidade de se atribuir significados para todos os elementos de uma parábola, pois isso acaba distorcendo sua verdadeira mensagem.
Quando uma parábola possui um elemento que precisa ser identificado no que diz respeito ao seu significado particular, o próprio Jesus deixa isso claramente expresso em sua narrativa, como por exemplo, na Parábola do Semeador (Mt 13:1-9,18-23).
Quanto a Parábola da Dracma Perdida, a mensagem é muito clara: Deus busca pelo perdido e se alegra grandemente na presença dos anjos por cada um deles que se arrepende.

Lição da Parábola da Dracma Perdida


Devemos olhar para o exemplo de Jesus: nós, como Igreja de Cristo, devemos agir para com os pecadores assim como nosso Senhor agiu. É triste ver que muitos se denominam cristãos, mas seguem o exemplo dos escribas e fariseus: eles não demonstram amor pelos perdidos. Ao invés de evitar os pecadores de seu tempo, Jesus frequentemente estava acompanhado deles, sentava à mesa com eles e os buscava (Lc 19:10; cf. 19:5; Mt 14:14. 18:12-14; Jo 4:4s; 10:16). Não devemos correr de forma alguma o risco de desprezar àqueles a quem o Senhor busca. Como seus seguidores, devemos proclamar que Cristo veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19:10).

Postar um comentário

0 Comentários